quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Arroz de feijão com sardinha frita

A cozinha tem-se revelado um verdadeiro prazer. Não há refeição que tenha de cozinhar e que diga "Ai que hoje não me apetecia nada fazer o jantar/almoço"... Como tal, nada melhor para uma amante de cozinha do que um blog de receitas!

Assim, nasce o "Grão de Arroz", onde irei partilhar receitas variadas!

Nada melhor para começar do que um prato bem português: arroz de feijão com sardinha frita! Ora bem, quando casei mudei-me para Ponte de Barca, uma vez que o meu marido é dos Arcos de Valdevez. Aqui não há peixe como no Porto e há já bastante tempo que andava ansiosa por comer sardinha da pequenina frita. Adoro sentir aquela sensação crocante que só esta sardinha nos dá. Ontem foi dia de feira aqui em Ponte da Barca e lá parti eu à aventura: procurar sardinha. No fim, missão cumprida!

 Arroz de feijão (2 pessoas)
- Feijão manteiga ou vermelho (a gosto, eu usei duas mãos cheias)
- 1 copo de arroz (cerca de 200g)
- 9 dl de água
- Meia cebola
- Azeite q.b
- Sal q.b.

Em primeiro, coza o feijão numa panela com água e sal. Reserve.

Cubra o fundo de um tacho com azeite e pique a cebola. Deixe refogar até a cebola alourar. Acrescente a água, aproveitando a água da cozedura do feijão. Deixe ferver. Assim que a água ferver, tempere com sal, a gosto, e junte o arroz. Deixe cozer até estar no ponto de cozedura que pretende. A meio da cozedura junte o feijão.


Sardinhas fritas
- Sardinha pequenina
- Farinha
- Sal q.b
- Azeite para fritar (ou óleo)

Limpe as sardinhas, retirando a "tripa" e lavando com água. Disponha as sardinhas num prato e tempere com sal.
Numa frigideira, coloque o azeite (ou óleo) e deixe atingir a temperatura suficiente para fritar as sardinhas. Entretanto, vá passando as sardinhas pela farinha. Quando o azeite estiver quente, coloque as sardinhas a fritar, até ficarem douradinhas.

Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário