sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Arroz de marisco

Uma das minhas comidas preferidas é arroz de marisco. Adoro o sabor e a textura que só aquela calda maravilhosa permite! Aqui por casa faz-se com regularidade, adaptado aos meus gostos e aos gostos do M. Eu não gosto muito de arroz "malandro", daí fazer com pouca calda, que para mim está no ponto perfeito! Podem também usar as misturas de marisco que existem à venda nos supermercados, mas eu prefiro comprar tudo separado. Outra coisa que uso muito na confecção das comidas são as quantidades a olho, por isso, caso achem que algo está em pouca quantidade, é só adaptar! Deixo-vos a receita, adaptada das receitas do Chef Hernani, do Lidl.


Arroz de marisco (2/3 pessoas)
- 24 camarões
- 10 ameijoas
- Miolo de camarão (10)
- 2 delícias do mar
- 1/4 de um pimento vermelho
- 200g de arroz carolino
- 750ml de água (caldo de marisco)
- 100ml de polpa de tomate
- Azeite q.b.
- Meia cebola
- Louro
- Sal e pimenta q.b.

Coloque num recipiente as ameijoas em água com sal, para que abram.
 
Descasque 20 camarões, colocando as cascas e as cabeças numa panela. Reserve o miolo de camarão e quatro camarões com a cabeça e a casca. Encha a panela com a água, junte sal e leve ao lume. Deixe ferver 15 minutos. Passado este tempo, triture as cascas com uma varinha mágica. Coe a água, de forma a ficar apenas com o caldo. No caso de usar miolo de camarão, misture caldo de marisco em pó à água ( duas a três colheres de sopa).

Cubra o fundo de um tacho com azeite. Pique a cebola e junte uma folha de louro partida ao meio. Deixe a cebola refogar até ficar dourada. Junte a polpa de tomate e o caldo de marisco. Quando ferver, junte todo o marisco e retifique o tempero com sal e pimenta. Deixe ferver 10 minutos e junte o arroz. Quando o arroz estiver no ponto desejado, junte as delicias do mar cortadas e deixe repousar 5 minutos antes de servir.

Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário