quarta-feira, 29 de abril de 2015

Filetes de dourada com laranja

Parece que os dias de Inverno vieram para ficar. Embora nestes últimos dias tenha estado Sol, parece que ainda vem aí muita chuvinha. Sim, devo ser das poucas pessoas que gosta mais do Inverno que do Verão, mas de chuva nem por isso.

Mas quando lá fora o dia nos "faz uma careta", dentro de casa podemos recriar a frescura e as tonalidades do Verão. Basta ir para a cozinha e confeccionar refeições deliciosas.

Nestes últimos tempos tenho aprendido muito sobre receitas de peixe. Admito que para mim peixe era quase só dourada, robalo e pescada e digamos que a pescada não é peixe que me entusiasme muito. É verdade que o peixe que mais encontramos é a dourada e o robalo e é dos que fica mais em conta, mas, mesmo assim, é possível usá-los de variadas formas!




- 2 douradas médias
- 2 laranjas
- 1 c. sopa de coentros moídos
- 1 malagueta seca
- 1 c. chá de grãos de pimenta
- Sal q.b.
- Azeite
- 1 c. chá de mostarda
- 1 c. chá de mel
- 3 c. sopa de azeite


Prepare as douradas, retirando filetes. Golpeie no lado da pele para que o tempero penetre melhor o filete.
Prepare uma marinada seca. Raspe a casca das laranjas e junte os coentros, a malagueta cortada em bocados pequenos e os grãos de pimenta moídos num almofariz, ou com a faca. Atenção ao raspar a casca da laranja para que não raspe a parte branca, que dará um sabor amargo ao peixe. Misture tudo e esfregue bem em ambos os lados dos filetes, deixando entrar alguma marinada nos golpes feitos anteriormente. Tempere com sal e reserve cerca de 10/15 minutos.
Aqueça bem um grelhador. Raspe o excesso da marinada e passe um fio de azeite pelos filetes. Coloque-os no grelhador, primeiro do lado da pele. Os filetes tendem a encarquilhar, uma vez que a pele minga quando em contacto com o calor. Vá pressionando ligeiramente com os dedos para grelhar uniformemente. Grelhe cerca de 1 a 2 minutos de cada lado.

Prepare um vinagrete com a mostarda, o mel, o azeite e o sumo de uma laranja. Misture bem os ingredientes e use para temperar salada ou regar os filetes.

Bom apetite

Fonte: receita adaptada de Ingrediente Secreto
 

Sem comentários:

Enviar um comentário