segunda-feira, 27 de abril de 2015

Focaccia...

... com tomate cherry, azeitonas, queijo e óregãos, Foi a maravilha que fiz neste fim-de-semana! Desde que vi num programa de televisão a fazerem este pão delicioso, que fiquei com curiosidade de experimentar, de tão delicioso que parecia ser. Então, num dos meus "passeios" pela internet lá fui à procura de uma receita da massa do pão (pois do resto já eu tinha ideia do que irria levar) e o resultado foi MARAVILHOSO!

É bem verdade que, apesar de adorar cozinhar, fazer massas não é coisa com que perca muito tempo, mas há dias que apetece fazer algo diferente, umas bolachas ou até mesmo pão. Quando se trata de uma receita fácil, então ainda melhor para "pôr a mão na massa"!



- 500g de farinha tipo 65
- 315ml de água
-10g fermento de padeiro seco
- 1 c. sopa de açúcar
- 1/2 c. sopa de sal fino
- 3 c. sopa de azeite
- Azeite
- Tomate cherry
- Azeitonas
- Queijo ralado
- Óregãos moídos
- Sal grosso


Dissolva o fermento em água morna. Junte o sal, o açúcar e as 3 colheres de azeite, mexendo bem. Num recipiente (eu usei uma bacia), colque a farinha e faça um buraco no meio. Nesse buraco, adicione a água com o fermento e os restantes ingredientes e vá mexendo até obter uma massa. Polvilhe uma bancada com farinha, coloque a massa e trabalhe-a com as mãos durante 10 minutos. Ao fim deste tempo, faça uma bola, coloque num recipiente untado com azeite, cubra com um pano húmido e deixe levedar durante 1 hora num local ameno. Ao fim deste tempo, unte um tabuleiro com azeite. Coloque a massa no tabuleiro e vá estendendo, formando com os dedos concavidades. Espalhe o tomate cherry às fatias, as azeitonas às rodelas e sem caroço. Misture azeite com óregãos e sal grosso e regue a massa. Espalhe queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos.

Eu usei metade da receita e fiz dois pães de aproximadamente 20/25cm de diâmetro, esticando de forma a não ficar muito grosso.

Bom apetite

Fonte: receita da massa na página 24Kitchen

Sem comentários:

Enviar um comentário