quinta-feira, 30 de abril de 2015

Frango à Basca

De todos os tipos de carne, o frango é aquele que considero mais versátil. Existem tantas formas de preparar uma boa refeição usando o frango que estou constantemente à procurar de novas receitas. Para além disso, o frango é das carnes mais saudáveis e "leves". Resumindo e concluindo, adoro frango.

O carteiro cá vai deixando todas as semanas na caixa de correio a Dica, o jornal associado ao Lidl. Todas as semanas, o chef Hernani nos traz uma nova receita, e são tão apetitosas. A semana passada lá vinha o frango como protagonista. Como o frango é sempre daquelas carnes que tenho por casa e como é super rápido de cozinhar, é perfeito para quando temos visitas para jantar. E então lá fui para a cozinha!




- 1 frango
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 lata pequena de tomate pelado
- 2dl de vinho branco
- 1/2 caldo de galinha
- Azeite
- Sal e pimenta q.b.


Corte o frango em pedaços, retire a pele e lave.
Cubra o fundo de um tacho com azeite e leve ao lume. Quando estiver quente, coloque os pedaços de frango e deixe cozinhar até ficarem dourados. Retire e reserve.
No mesmo azeite onde alourou o frango, coloque a cebola cortada às meias luas finas e o alho cortado em fatias. Deixe cozinhar até a cebola estar macia, mexendo de vez em quando.
Acrescente o tomate picado, o vinho, metade de um caldo de galinha e uma pitada de pimenta moída. Mexa e deixe ferver alguns minutos.
Junte os pedaços de frango no tacho, tape e deixe cozinhar cerca de 40 minutos, em lume brando.
Se achar necessário adicionar água ao longo da cozedura, acrescente aos poucos.
Rectifique os temperos, se necessário.

Bom apetite

Fonte: receita adaptada da página Lidl

Sem comentários:

Enviar um comentário