sábado, 25 de abril de 2015

Húngaros

Desde pequenina que a minha bolacha preferida é o Húngaro! Adoro aquele sabor amanteigado, que nos envolve a boca num paladar delicioso, trazendo-nos uma sensação de conforto. Há uns largos anos, na zona onde morava, no Porto, havia uma pastelaria, a Nobreza, que os fazia de uma forma simplesmente DE-LI-CI-O-SA!!!

Hoje em dia não sou muito de bolos ou bolachas, mas de vez em quando gosto de fazer umas bolachinhas para ter por casa, até porque o M. gosta de "debicar" os frascos das bolachas caseiras. Então há dias resolvi tentar os húngaros, mas da forma que eu mais gosto (devo ser a única no mundo, eheh), sem o chocolate!




- 250g de farinha sem fermento
- 170g de manteiga amolecida, sem sal
- 45g de farinha Maizena
- 150g de açúcar em pó
- 6 gemas cozidas


Num processador junte todos os ingredientes e misture cerca de 2 minutos, até formar uma bola. Como não tenho processador, acabei por unir todos os ingredientes e formar a bola com as mãos. Envolva em película aderente e coloque no congelador cerca de 20 minutos.
Forre dois tabuleiros com papel vegetal.
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Retire a massa do congelador e coloque numa superfície enfarinhada. Com um rolo, estenda a massa com cerca de 1cm de altura e, com uma forma, corte as bolachas, colocando nos tabuleiros com o papel vegetal.
Coloque os tabuleiros no forno e deixe cozer cerca de 15 minutos. No meio da cozedura, rode o tabuleiro, e volte a colocar no forno, para que as bolachas cozam todas por igual.
Retire do forno e deixe arrefecer. Quando retirar vão estar moles, mas não estranhe, pois quando arrefecerem, endurecem.
Guarde numa caixa de metal ou num frasco, bem fechado.

Caso goste dos húngaros com chocolate, basta derreter uma tablete de chocolate em banho-maria e pincelar as bolachas, deixando, depois, o chocolate endurecer. Pode também pincelar com gema de ovo que fica delicioso!


Bom apetite
Fonte: receita adaptada do blog Pratos e Travessas  


Sem comentários:

Enviar um comentário