quarta-feira, 22 de abril de 2015

Novilho estufado com cogumelos e bacon

Os cogumelos são dos meus ingredientes preferidos. Já alguma vez comeram feijoada de cogumelos? Ai ai, é tão boooommmmm Aqui em casa só uso cogumelos frescos. Desde que os experimentei que os enlatados foram completamente excluídos das nossas refeições. Têm um sabor tão "plástico" à beira dos frescos... Aqui em Arcos de Valdevez existe pouca variedade de cogumelos frescos, sendo os brancos os mais encontrados, então são esses mesmos que acabo sempre por usar e abusar.

Há dias decidi usar a carne de novilho que tinha comprado para estufar de uma forma diferente, juntando os deliciosos cogumelos que tinha comprado.




- 400g de novilho
- 1 cebola pequena
- 1 folha de louro
- 100g de bacon
- 150g de cogumelos
- 1 cenoura pequena
- 2dl de vinho tinto
- 3dl de água
- Azeite
- Sal e pimenta
- Salsa fresca


Cubra o fundo de um tacho com o azeite. Coloque a folha de louro partida ao meio e a cebola picada, ou, se preferir e gostar de sentir melhor a cebola, em rodelas. Deixe a cebola refogar.
Corte o bacon em tiras pequenas e coloque no tacho. Deixe fritar um pouco para, de seguida, juntar os cogumelos laminados. Deixe os cogumelos alourar e vá mexendo para não colar no fundo do tacho.
Quando os cogumelos estiverem alourados, junte a carne previamente cortada em cubos de aproximadamente 3 a 4cm para que ganhe alguma cor. Quando começar a ficar dourada, regue com o vinho tinto e com a água e junte a cenoura cortada às meias rodelas.
Pique finamente a salsa e rectifique os temperos de sal e pimenta, tendo em atenção se não fica demasiado salgado, devido ao bacon. Deixe cozer em lume brando, até a carne estar devidamente cozinhada.

Sirva com massa esparguete.
Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário