sábado, 6 de junho de 2015

Filetes de Dourada com Lima e Couscous

O M. ontem almoçou em casa, coisa que não é, de todo, comum. O tempo de almoço fica sempre apertado, por isso pensei numa refeição rápida e leve, uma vez que os dias de calor intenso têm persistido e a vontade de comer refeições leves também. Das coisas mais rápidas que conheço é grelhar peixe e acompanhar com couscous que se faz em 10 minutos. Esta receita também é perfeita para fazer ao jantar neste fim-de-semana.


(...para 2 pessoas)
- 1 copo de couscous
- 1 copo de água
- 1/4 cup de pimento vermelho/amarelo/ laranja 
- 1/4 cup de milho
- 1/4 cup de ervilhas
- 1/4 cup de cebola
- 1 c. chá de açafrão
- Sal
- Azeite

- 4 filetes de dourada
- 2 c. sopa de manteiga
- 1 c. chá de coentros
- 2 limas
- Sal e pimenta
- Azeite


Tempere os filetes de dourada com sal e pimenta. Reserve.
Aqueça a água com um pouco de sal e deixe ferver. Coloque num recipiente o couscous e, quando a água tiver fervido, verta sobre o couscous. Tape com um pano e deixe repousar por 5 minutos, até o couscous ter absorvido toda a água.
Entretanto, aqueça um fio de azeite numa wok. Junte a cebola picada e deixe alourar. Junte os pimentos cortados em pedacinhos, o milho e as ervilhas e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
Solte o couscous com a ajuda de um grafo e junte na wok. Adicione o açafrão e mexa bem, de forma a uniformizar a cor. Se necessário, junte mais um pouco de azeite. Reserve.
Aqueça um fio de azeite num grelhador. Coloque os filetes de dourada com a pele virada para baixo e deixe grelhar por 2 minutos de cada lado. Retire do grelhador e reserve.
No mesmo grelhador, junte a manteiga, o sumo das limas e os coentros, mexendo bem. Regue os filetes com este molho.

Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário